Pães Integrais. Não basta ler, é preciso entender!

Pães Integrais! Você sabe identificar os rótulos dos alimentos?

No Brasil, órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos é a ANVISA – agência nacional de vigilância sanitária, ela determina as informações que um rótulo deve conter, visando à garantia de qualidade do produto e à saúde do consumidor.

O que é o rótulo?

Toda inscrição, legenda e imagem que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do alimento. É a forma de comunicação entre os produtos e os consumidores.

O que é a embalagem?

É o recipiente destinado a garantir a conservação e facilitar o transporte e manuseio dos alimentos.

Veja o que deve estar presente nos rótulos

Lista de ingredientes: devem estar escritos em ordem decrescente da proporção;

Origem: quem é o fabricante do produto e onde foi fabricado;

Prazo de validade: devem apresentar o dia e o mês quando o prazo for inferior a 3 meses; o mês e o ano para produtos com prazo superior a 3 meses. Deve estar de forma visível e clara;

Conteúdo líquido: indica a quantidade total de produto contido na embalagem. Expresso em quilograma (kg), litro (l), grama (g), mililitro (ml), unidade (s).

Lote: número que faz parte do controle na produção.

Tabela de informação nutricional nos rótulos

Pães IntegraisValor energético ou calórico: é a energia produzida pelo nosso corpo proveniente de carboidratos, proteína e gorduras totais. É expresso em quilocalorias (kcal) ou quilojoules (kj).

Carboidratos: são encontrados em maior quantidade em massas, pães, arroz, açúcar, mel, farinhas e doces em geral.

Proteínas: encontramos nas carnes, leite e derivados, ovos, leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico, soja).

Gorduras totais: referem-se á soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.

Gordura saturada: presentes em alimentos de origem animal.

Gordura trans: esse nome é devido ao tipo de ligações químicas. Encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados, salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação. Não se deve consumir mais que 2 gramas desse tipo de gordura por dia.

Fibra alimentar: está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal.

Sódio: está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados.

%vd: valor diário de referência: indica a quantidade de energia (calorias) e de nutrientes que o alimento apresenta em relação a uma dieta média de 200 kcal ou 8400 kj.

Porção: g ou ml e apresentar medida caseira (copo, xícara, colher de sopa, unidade, etc).

O que não deve ter:

  1. Apresentar palavras ou qualquer representação gráfica que possa tornar a informação falsa ou que possa induzir o consumidor ao erro ex: chocolates que demonstram mediante ilustração que o consumo de determinada quantidade equivale ao consumo de um copo de leite.
  2. Demonstrar propriedades que não possuam ou não possam ser demonstradas determinados produtos demonstrando que seu consumo reduz o risco de doença cardíaca.
  3. Destacar a presença ou ausência de componentes que sejam próprios de alimentos de igual natureza. “óleo sem colesterol” – todo óleo vegetal não apresenta em sua composição colesterol. O certo é: “óleo sem colesterol, como todo óleo vegetal”.
  4. Ressaltar, em certos tipos de alimentos processados, a presença de componentes que sejam adicionados como ingredientes em todos os alimentos com tecnologia de fabricação semelhante. “maionese preparada com ovos” toda maionese deve ter ovos em sua composição.
  5. Indicar que o alimento possui propriedades medicinais ou terapêuticas ou aconselhar o seu consumo como estimulante, para melhorar a saúde, para prevenir doenças ou com ação curativa “… previne a osteoporose”. “… emagrece”.

Como escolher pães integrais?

Ao chegar no supermercado nos deparamos com inúmeras marcas de pães integrais, mas qual escolher? Qual realmente é considerado integral?

Pães Integrais

Pães Integrais devem ter o germe, o endosperma e o farelo.

Primeiramente, o que é um grão integral? Para ser considerado grão integral, devem estar presentes: o germe, o endosperma e o farelo. O processo de refinamento remove o farelo e o gérmen, deixando apenas o endosperma. A maioria das vitaminas, minerais e fibras são perdidas com a remoção do germe e do farelo.

Segundo, qual a quantidade de fibras que um adulto deve ingerir por dia? De 20 a 30g por dia.

Terceiro, ignore o marketing que aparece na frente da embalagem e vá para os ingredientes no verso. Para ser considerado 100% integral o primeiro ingrediente que deve aparecer é a farinha de trigo integral. Os termos: farinha, farinha de trigo, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, farinha de pão… Se estiverem como primeiro da lista, o pão não é considerado totalmente integral.

Se ele for feito com farinha de trigo integral, não precisa usar a farinha de trigo enriquecida, pois a integral já contém vitaminas do complexo b, cálcio, selênio, ferro.

Como medir o teor de fibra? Até 1,3g de fibras é considerado pão branco e acima de 3,4 é considerado integral. Ele precisa ter 51% de farinha de trigo integral.

Depois disso verifique a quantidade de fibras, quanto mais farinha de trigo integral, aveia, linhaça, chia, centeio o pão tiver, consequentemente mais fibra ele vai ter.

Outro ponto importante para verificar é a quantidade de sódio, quanto menos, melhor. Isso vale também para aditivos e açúcar.

Lembre-se que os ingredientes estão listados em ordem decrescente, ou seja, o primeiro item da lista dos ingredientes é o que tem mais quantidades e o último consequentemente o que tem menos quantidades.

O que menos importa na hora de comprar o pão ou o bolo ou a torrada é a marca e sim o que ele realmente contém! Matéria enviada pela Nutricionista Esportiva Drª. Silvia Teixeira.

Nutricionista-Esportiva-Silvia-Teixeira-1-191x300A Drª. Silvia atende nos seguinte locais:

  • Estúdio Danielly Pimentel: Endereço: Rua Nossa Senhora Nazareth, 121 – Cidade Nova – Iguaba Grande -RJ / Telefones: (22) 2624-5073 ou (22) 99910-8552
  • Clinilagos: Endereço: Rua Capitão Jorge Soares, 256 – Estação / Iguaba Grande – RJ  –  Telefone: (22) 2624-3554
SHARE

LEAVE A REPLY