Autoridade Espiritual ou Autoridade Governamental – por Emerson Fregona

Autoridade Governamental

Dando continuidade ao nosso estudo sobre Autoridade Espiritual, podemos ver outro texto que fala de AUTORIDADE GOVERNAMENTAL que é João 19:10, onde Pilatos diz a Jesus: “Então, Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade [exousia (exousia)] para te soltar e autoridade [exousia (exousia)] para te crucificar?”

Veja que mais uma vez o termo exousia aparece aplicado em relação à AUTORIDADE GOVERNAMENTAL de Pilatos.

Indo um pouco mais fundo em Mateus 20:25 vemos JESUS dizer: “Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridade sobre eles.

A palavra grega para exercem autoridade é [katexousiazow (katexousiazo)], que significa “DOMINAR SOBRE – MANDAR DE CIMA PARA BAIXO”.

Ai vem JESUS no versículo 26, e diz: “Entre vós não será assim”. MEU DEUS! NADA PODERIA SER TÃO CLARO! JESUS ESTÁ DENUNCIANDO ISSO. ESTÁ CONDENANDO! Está mostrando que é assim que o sistema romano tem mandado, controlado e dominado as pessoas.

Autoridade Governamental

Irmãos, vocês estão percebendo como isso é sério? Estão percebendo como estamos vivendo atualmente em nossas comunidades? Ele está dizendo:

ENTRE VOCÊS, NÃO HAVERÁ ESSA FORMA DE HIERARQUIZAÇÃO PIRAMIDAL. ENTRE VOCÊS NINGUÉM EXERCERÁ AUTORIDADE (CONTROLE) SOBRE O OUTRO IRMÃO. VOCÊS DEVEM SERVIR UNS AOS OUTROS EM AMOR!”“.

E isso nos causa um choque, porque não é bem isso que vivemos

atualmente. E pior: boa parte dos líderes atuais não dizem essa verdade, por medo de perder o controle (domínio) sobre as ovelhas.

 E foi exatamente esse CONTROLE que JESUS CONDENOU!

Se o Filho vos LIBERTAR verdadeiramente sereis LIVRES”. (João 8:36).

Autoridade Governamental

Ele veio libertar as pessoas presas pela religião. Veio tocar no leproso. Veio curar no sábado. Veio livrar da morte a mulher apanhada em adultério. Veio expulsar os demônios de gente aprisionada e trazer vista aos cegos.

Nossa missão aqui na Terra é exatamente essa: LIBERTAR as pessoas do jugo opressor das “autoridades”, pela boa nova do EVANGELHO que liberta. E libertar as pessoas não significa torná-las meros membros de igreja como muitos acreditam, mas, sim, ajudar com que suas mentes sejam renovadas [metanoein (metanóia)] pela renovação do entendimento, conforme Romanos 12:2.

LEMBRE-SE: LIBERTAR PESSOAS! Não controlá-las. Não dominá-las. Não aprisioná-las em cursinhos, métodos de crescimento, movimentos, campanhas, correntes e demais coisas vigentes que apenas geram PRISÕES ESPIRITUAIS E PSICOLÓGICAS. Pense nisso. Você não encontrará nenhuma destas coisas em Cristo. Ele veio LIBERTAR!!!

Nós discípulos de Cristo desejamos ser como o mestre. E não poderíamos ser diferentes neste quesito. Indo um pouco mais além sobre autoridade, observe as palavras de Jesus prestes a ascender aos céus em Mateus 28:18:

Foi-me dada TODA a AUTORIDADE/PODER (exousia) no céu e na terra”. Ou seja, Ele está dizendo: TODA AUTORIDADE É MINHA! É ISSO QUE ELE ESTÁ DIZENDO. IRMÃOS, NÃO EXISTE OUTRA AUTORIDADE A NÃO SER A DE JESUS.

Autoridade Governamental

Ele é A CABEÇA do CORPO. ELE É A CABEÇA DA IGREJA. Nós, apenas membros uns dos outros exercendo nossos dons em AMOR (não em hierarquia). Cada um de nós tem uma função no corpo e esta função não se aplica em MANDAR, DOMINAR, CONTROLAR e SUBJUGAR o próximo. Nunca se esqueça disso!

Talvez você já tenha várias perguntas sobre a estrutura atual da igreja, formas de governos, pastores, instituição e nomeação de bispos, presbíteros, etc. Mantenha-se firme… a gente vai desvendar isso juntos.

Continua na próxima semana…

Leia a primeira parte deste estudo clicando aqui: Evangelho nunca contado por Emerson Fregona

Estudo: Autoridade Espiritual
Autor: Emerson Fregona – Ministério Vida

Curta a nossa página no Facebook: Jesus Rei da Glória 
SHARE

LEAVE A REPLY